Cometa    
Login: Senha:  Esqueceu a senha?   Cadastre-se
 
       
Digite abaixo os dados de seu e-mail para acessá-lo:

E-mail:

Senha:

 
O que você procura?

Pesquisa avançada
 
 

 

 
SmartSection is developed by The SmartFactory (http://www.smartfactory.ca), a division of InBox Solutions (http://www.inboxsolutions.net)
Notícias > Notícias em Geral > Evoluir Garante Futuro
Evoluir Garante Futuro
Num mundo mutante como o que vivemos, as coisas e os cenários se modificam com muita rapidez. Na verdade, tornam-se clichês empresariais básicos. Apesar de clichês, costumam ser verdadeiros. Grande número de empresas que deixam de existir é exatamente pela incapacidade de se adaptarem às novas realidades.

Isto configura um mercado de permanente ameaças e oportunidades, flagradas a nossa frente a todo instante. Ignorar estas facetas, de fato, costuma ser fatal. Tal qual a vida, é premissa decisiva, observado esta lógica, adaptar-se ou morrer.

Obviamente toda mudança é precedida de resistência. A mesmice, o tradicionalismo, são muito defendidos. Ocorre que a evolução das sociedades, enseja novos problemas e naturalmente exigem soluções diferentes.

Para Kother, fazer mudanças não passa por estratégia, estrutura, nem cultura. Tudo acontece quando se fala ao coração. Coração sensibilizado, muda comportamento.

Para Tom Peters, somente pessoas insatisfeitas mudam o mundo. A inovação sucede por insatisfação e muito pouco por mercado. A inovação é difícil, quase sempre dolorosa, no entanto, não existe alternativa, salvo mudar ou estagnar.

Um detalhe interessante é de que aqueles que têm mais sucesso, se mostram mais refratários às mudanças. O paradoxo reside no fato deste sucesso alcançado dentro de uma realidade, atrapalhar a capacidade de se reinventar, de buscar fazer melhor, de inovar e desenvolver novos valores. Esquecem que o efeito imitação logo aparecerá e a vantagem competitiva vai diminuindo.

As mudanças não ocorrem por acaso, precisam ser buscadas. É preciso trabalhar, oferecer às pessoas informações e conquistar o apoio, conseguir o envolvimento, e, este acontece ouvindo, esclarecendo e convencendo.

Na verdade mudar depende muito de encontrar e reconhecer fatos e circunstâncias - novas - especialmente ligados à tecnologia, ao mercado e outros elementos que variem com frequência. Os avanços tecnológicos - por excelência - repercute de forma sensacional nos comportamentos, nos costumes e na produção industrial.

Mudança requer tolerância, não é portanto, processo para impacientes, precisa de tempo, muitos não chegam a constatação que precisa mudar. Nem toda mudança proposta emplaca. Não convencem. Às vezes chegam e desaparecem. Quando assim acontece, estimula a resistência. Cuidado com a inovação, que traga inconsistência e perda de tempo.

Por fim, existem as organizações que não mudam. Seus empresários calejados de ouvir "ofereçam um bom serviço ao cliente, trabalhem em equipe, gerenciem seu pessoal". Acreditam ser premissas verdadeiras, contudo, raciocinam que toda mudança requer sacrifício de curto prazo para garantir um futuro melhor no longo prazo. Se acomodam e deixam de preparar uma maximização de seu fluxo de receita futuro.

Um líder empresarial jamais deve ignorar as oscilações e as tendências do mercado econômico-financeiro. O vacilo pode custar a própria existência.



Aucélio Gusmão
Médico
  Veja em artigo em formato PDF Imprimir artigo Enviar artigo

Navegue pelos artigos
Artigo prévio Ética – a estética da vida Êxitos – Perdas e Ganhos Próximo artigo
 

Importação e Exportação Cometa Ltda.
Rua Dom Pedro I, 255 - Centro - Boa Vista - Roraima